APLICAÇÃO DE MODELO PRÁTICO PARA APRENDIZAGEM DE ENSINO DO PLANEJAMENTO DE SISTEMAS PRODUTIVOS
Resumen
Este artigo busca a contextualização da teoria dada em sala de aula, com a
introdução e aplicação de uma parte prática, no desenvolvimento da disciplina
Planejamento de Sistemas Produtivos em uma Instituição de Ensino Superior - IES, no
curso de Engenharia de Produção. Como prática, adotou-se a divisão da classe em
grupos, que originalmente eram bastante heterogêneos, para a aplicação das técnicas de
controle do projeto, processo e fabricação de pequenos caminhões, feitos de material
reciclado, com ampla liberdade de estilo, porém, com o acompanhamento da base
teórica, onde foram estipulados e aplicados os prazos e os controles inerentes a um
sistema produtivo. O envolvimento dos alunos na confecção dos protótipos foi
acentuado, bem como a integração entre diferentes cursos da IES, com uma discussão
dos modelos de controle de estoque, estudo de processos de fabricação, obtenção de
fornecedores e integração entre diferentes áreas do processo produtivo, criando assim
um ambiente de trabalho onde o exercício da base teórica teve um campo bastante fértil
para o aprendizado. Este trabalho descreve as atividades práticas aplicadas, a discussão
dos seus resultados e as melhorias que poderão ser acrescentadas em trabalhos futuros.