USO DA “GRAMATIQUICE” E A GRAMÁTICA DE USO NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA

  • Paulo Roberto ALMEIDA
Palavras-chave: Língua materna, Ensino, Gramática, Competência comunicativa

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo propor uma reflexão sobre o comprometimento/truncamento e/ou reforço dos abalos e bloqueios no processo de aprendizagem da língua materna, decorrentes de práticas e ações pedagógicas desenvolvidas no ensino de gramática nos moldes tradicionais (“gramatiquice”). Como contraponto, propõe uma reflexão sobre o ensino de uma gramática de uso que privilegia o estudo das regras de usos sociais da língua e que tomando como referência o funcionamento efetivo da língua materializado em textos busca efetivamente contribuir para ampliar a competência comunicativa de usuários reais da própria língua, nas diferentes esferas sociais.

Biografia do Autor

Paulo Roberto ALMEIDA

Docente do Programa de Mestrado em Letras - Linguagem, cultura e discurso - Universidade Vale do Rio Verde (Unincor) –Três Corações- MG -Brasil - praalmeida@uol.com.br

Seção
Artigos