A HETEROGENEIDADE GENÉRICA COMO INPUT PARA A APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA

  • Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e SOUZA/ Ana Célia Clementino MOURA
Palavras-chave: Heterogeneidade genérica, Leitura, Língua estrangeira

Resumo

O presente estudo objetiva analisar a relevância de uma abordagem de compreensão leitora em língua estrangeira que considere como uma de suas estratégias a habilidade de reconhecer, compreender e interagir com os gêneros do discurso, de modo geral, e com os gêneros híbridos, de modo específico. Esta análise faz uso do arcabouço teórico oferecido por Bakhtin (1953), Genette (2010), Piegay-Gròs (2010) e Adam e Heidemann (2011) que convergem para a consideração da heterogeneidade genérica como meio para a aproximação entre os procedimentos que unem um texto ao seu interdiscurso, o que beneficia as atividades de leitura em língua estrangeira.

Biografia do Autor

Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e SOUZA/ Ana Célia Clementino MOURA

Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e SOUZA
Doutora em Linguística – UFC; Professora do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará – UFC; e-mail: leticiajoaquina@yahoo.com.br

Ana Célia Clementino MOURA
Doutora em Educação; Professora da Pós-Graduação em Linguística do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará – UFC; e-mail: acmoura27@gmail.com

Seção
Artigos