O USO DA TRADUÇÃO DE TEXTOS JORNALÍSTICOS EM SALA DE AULA

  • Valdecy de Oliveira PONTES/ Daniela Nogueira de SOUZA
Palavras-chave: Tradução pedagógica, Tradução jornalística, Ensino/aprendizagem de LínguaseEstrangeiras

Resumo

Neste trabalho, expõe-se como a tradução pode ser usada, de forma positiva, em sala de aula de língua estrangeira (LE). Por muito tempo, a tradução foi eliminada de sala de aula, já que se acreditava que ela interferiria no desenvolvimento das habilidades que envolvem a competência linguística. Aqui, serão apresentados argumentos a favor do uso de atividades tradutórias em sala de LE e expostas sugestões de exercícios, a partir de textos do gênero jornalístico.

Biografia do Autor

Valdecy de Oliveira PONTES/ Daniela Nogueira de SOUZA

Valdecy de Oliveira PONTES
Pós-Doutor em Estudos da Tradução - UFSC e Doutor em Linguística – UFC; Professor do Departamento de Letras Estrangeiras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal do Ceará – UFC; Líder dos Grupos SOCIOLIN-LE/UFC/CNPq e TRAFE/UFC/CNPq . valdecy.pontes@ufc.br

Daniela Nogueira de SOUZA
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução - UFC. daniela9131@gmail.com

Seção
Artigos