DA ESCRITA DO NOME À ESCRITA DA VIDA: LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS

  • Leda Verdiani TFOUNI/ Anderson de Carvalho PEREIRA/ Filomena Elaine Paiva ASSOLINI
Palavras-chave: Letramento, Alfabetização, Práticas, Subjetividade, Memória, Estratégias

Resumo

Com base na Teoria Sócio-Histórica do Letramento proposta por Tfouni e na Psicanálise freudo-lacaniana, trazemos um relato de experiência, no qual sistematizamos algumas estratégias utilizadas em práticas de letramento e alfabetização, que possibilitaram a sujeitos adultos em asilamento psiquiátrico elaborar e preencher lacunas de sua subjetividade, por meio do intercâmbio entre a palavra escrita e a falada. As estratégias discutidas abrem espaços para repensarmos o discurso pedagógico escolar tradicional, que se prende a metodologias que ignoram a singularidade do sujeito e da alfabetização e letramento

Biografia do Autor

Leda Verdiani TFOUNI/ Anderson de Carvalho PEREIRA/ Filomena Elaine Paiva ASSOLINI

Leda Verdiani TFOUNI
Departamento de Psicologia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil, lvtfouni@usp.br

Anderson de Carvalho PEREIRA
Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil, apereira.uesb@gmail.com

Filomena Elaine Paiva ASSOLINI
Departamento de Educação, Informação e Comunicação, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil, elainefdoc@ffclrp.usp.br.

Seção
Artigos