EFEITOS DE (D)ENUNCIAÇÃO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DE UMA CENA DE SALA DE AULA

  • Alexandrina MONTEIRO/ Márcia Aparecida Amador MASCIA/ Jackeline Rodrigues MENDES/ Carlos Roberto da SILVEIRA
Palavras-chave: Práticas Discursivas, Saberes escolares e não-escolares, Diferença

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar as práticas discursivas de uma sala de aula, de modo a levantar as tensões e os efeitos de sentido que transitam nesse universo. O referencial teórico-metodológico consiste nos estudos discursivos. Trazemos uma cena de aula pautada na crença do docente de que situações cotidianas relacionadas a questões de compra e venda podem promover, com mais facilidade, os processos de aprendizagens. Contudo, a análise aponta para uma prática da escolarização do não escolar, de modo que as atividades são normatizadas e apresentadas dentro do “modelo” escolarizado que acaba desconsiderando as diferenças almejadas pelo professor.

Biografia do Autor

Alexandrina MONTEIRO/ Márcia Aparecida Amador MASCIA/ Jackeline Rodrigues MENDES/ Carlos Roberto da SILVEIRA

Alexandrina MONTEIRO
Doutora e Pós-doutora em Educação pela UNICAMP. Professora da Faculdade de Educação, UNICAMP. Estado de São Paulo. Brasil. E-mail: math_ale@uol.com.br 

Márcia Aparecida Amador MASCIA
Doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP e Pós-doutora pela Universidade de Wisconsin-Madison, EUA. Professora no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação USF. Estado de São Paulo. Brasil. E-mail: marciaaam@uol.com.br

Jackeline Rodrigues MENDES
Doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP e professora da Faculdade de Educação, UNICAMP. Estado de São Paulo. Brasil. E-mail: rodrigues@mpc.com.br

Carlos Roberto da SILVEIRA
Doutor em Filosofia pela PUC-SP/CAPES. Pós-doutor em Educação pela USF/CAPES - Itatiba-SP. Prof. do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação USF. Estado de São Paulo. Brasil. E-mail: carlosilveir@yahoo.com.br

Seção
Artigos