PAULO VI E A MIDIATIZAÇÃO DO CATOLICISMO: UM ESTUDO DAS MENSAGENS DO PAPA SOBRE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

  • Carlos Alberto ZANOTTI/ Robson Luiz Caramano de CAMARGO
Palavras-chave: Mensagens de Paulo VI, Igreja midiatizada, Religião e mídia, Identidade, Dia das Comunicações

Resumo

O propósito deste trabalho é registrar e debater o papel das mensagens do Papa Paulo VI, entre 1967 e 1978, por ocasião do Dia Mundial das Comunicações Sociais, no processo de midiatização da Igreja Católica. Ao longo de 12 anos, o pontífice percorreu o caminho que separa o encantamento inicial do autoconvencimento de que os católicos deveriam dominar a linguagem da mídia e ter os seus próprios meios de comunicação. O método de investigação aqui adotado associa as pesquisas bibliográfica e documental à Análise de Conteúdo. O processo de inferência, inerente ao método, privilegiou reflexões embasadas em obras clássicas e contemporâneas, de diferentes campos de conhecimento, sobre o papel da mídia na organização sistêmica da sociedade moderna.

Biografia do Autor

Carlos Alberto ZANOTTI/ Robson Luiz Caramano de CAMARGO

Carlos Alberto ZANOTTI
Professor da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, jornalista, professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte (Limiar), da mesma instituição. Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Email: zanotti@puc-campinas.edu.br

Robson Luiz Caramano de CAMARGO
Graduado em Filosofia pelo Instituto de Filosofia Santo Tomás de Aquino e graduado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas; padre da Diocese de São Carlos e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte (Limiar), pela PUCCampinas. Email: robsoncaramano@gmail.com

Seção
Artigos