A INTER-RELAÇÃO ENTRE O QUERER DIZER E A FUNÇÃO ARGUMENTATIVA: COMO ISTO SE CONSTRÓI AO LONGO DO TEMPO?

  • Evani Andreatta Amaral CAMARGO/Ana Paula de FREITAS

Abstract

O objetivo deste texto é discutir o processo argumentativo de uma criança com atraso no desenvolvimento linguístico e atraso no desenvolvimento neuro-psico-motor, relacionando-o ao intuito discursivo. Os dados foram construídos em um processo terapêutico fonoaudiológico, em uma clínica-escola, no decorrer de 3 anos consecutivos, tendo como pano de fundo dados de narrativas de histórias e de relatos pessoais. Além disso, trazemos a tona o papel do fonoaudiólogo, pensando no conceito bakhtiniano do lugar do não álibi da existência, da posição ocupada por este profissional que tem a linguagem no cerne do processo terapêutico.

Author Biography

Evani Andreatta Amaral CAMARGO/Ana Paula de FREITAS

Evani Andreatta Amaral CAMARGO
Docente do Programa de Mestrado em Educação do Centro Universitário Moura Lacerda (CUML) Ribeirão Preto – SP, Brasil. evani.camargo@mouralacerda.edu.br

Ana Paula de FREITAS
Docente do Programa de Mestrado em Educação do Centro Universitário Moura Lacerda (CUML) Ribeirão Preto – SP, Brasil. ana.freitas@mouralacerda.edu.br

Section
Artigos