PROCESSOS DE DISCURSIVIZAÇÃO: ENTRECRUZAMENTO DE FATORES CULTURAIS E COGNITIVOS NO PROCESSO DE REMEMORAÇÃO

  • Geralda de Oliveira Santos LIMA/Caio César Costa SANTOS/ Isabela Marília SANTANA
Palavras-chave: Lampião, Referenciação, Discursivização, Rememoração, Objetos de discurso, Práticas sociais

Resumo

Neste artigo, tendo como pressuposto teórico a ideia de que as atividades de referenciação são processos de discursivização desenvolvidos pelos sujeitos nas suas práticas sociais e, também, pelo entendimento de que o entrecruzamento de aspectos culturais e cognitivos possibilita o processo de rememoração, objetivamos focar nossa análise em textos que recategorizam discursivamente a figura mítica de Lampião a partir de uma multiplicidade de informações e de pontos de vista. Como resultado, afirmamos que a instabilidade dos objetos de discurso cristaliza o fenômeno do cangaço e delineia um fluxo de atividades anafóricas muito ambíguo.

Biografia do Autor

Geralda de Oliveira Santos LIMA/Caio César Costa SANTOS/ Isabela Marília SANTANA

Geralda de Oliveira Santos LIMA
Professor associado do Departamento de Letras Vernáculas (DLEV) e do Programa de Pósgraduação em Letras (PPGL) e pesquisador do Grupo de Estudos em Linguística Textual e Memória - GELTeM da Universidade Federal de Sergipe (UFS). São Cristóvão, Sergipe, Brasil. geraldalima.ufs@gmail.com

Caio César Costa SANTOS
Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) e pesquisador do GELTeM da Universidade Federal de Sergipe (UFS). São Cristóvão, Sergipe, Brasil. caio-costa@live.com.

Isabela Marília SANTANA
Mestranda do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) e pesquisador do GELTeM da Universidade Federal de Sergipe (UFS).São Cristóvão, Sergipe, Brasil. isabelamarilia@hotmail.com.

Seção
Artigos