REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE O USO DE MÚSICA NAS AULAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

  • Paula Graciano PEREIRA
Palavras-chave: Música, Ensino-aprendizagem de LE, Afetividade, Recurso didático

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir um arcabouço teórico que embase a utilização de música nas aulas de língua estrangeira (LE) sob duas abordagens: como forma de prazer e como recurso didático. Na primeira abordagem, refletimos sobre o uso de música, afetividade e aprendizagem de LE. Na segunda, discutimos o uso de canções como textos orais e escritos para o ensino-aprendizagem de leitura e compreensão oral, como subsídio à pratica de produção oral e para o ensino-aprendizagem de vocabulário, gramática e pronúncia. São abordados, ainda, os aspectos socioculturais da utilização de músicas nas aulas de LE.

Biografia do Autor

Paula Graciano PEREIRA

Departamento das Áreas Acadêmicas. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás (IFG). Anápolis, Goiás, Brasil. paulagraciano@gmail.com

Seção
Artigos