RESULTADOS DE UNA INVESTIGACIÓN EN LECTURA EN EL NIVEL PRIMARIO

  • Chris Royes SCHARDOSIM/Leonor-Scliar CABRAL
Palavras-chave: Teste, Leitura, Ensino básico

Resumo

Este trabalho apresentará os resultados da investigação desenvolvida com estudantes brasileiros do 6º ano de uma escola pública de Santa Catarina. O objetivo foi realizar um diagnóstico da competência em leitura deste grupo. Para isso, a investigadora desenvolveu um teste de compreensão em leitura com base no instrumento de avaliação do PISA (OECD, 2002) e nas teorias da psicolinguística (SCLIAR-CABRAL, 1991; 2003; 2010; SCLIAR-CABRAL; SOUZA, 2011). O teste desenvolvido buscou averiguar algumas habilidades. Com base nas discussões teóricas e análises dos resultados, o teste indicou que a competência em compreensão em leitura destes estudantes não é satisfatória.

Biografia do Autor

Chris Royes SCHARDOSIM/Leonor-Scliar CABRAL

Chris Royes SCHARDOSIM
Doctoranda en Lingüística. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. E-mail: chrisletras@gmail.com

Leonor-Scliar CABRAL
Doctora em Lingüística. Profesora Emeritus por la Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. E-mail: lsc@th.com.br

Seção
Artigos