NA CIRANDA DOS SENTIDOS: A POLIFONIA DE LOCUTORES NO GÊNERO REPORTAGEM IMPRESSA

  • Francisco Vieira da SILVA/Maria do Socorro Maia Fernandes BARBOSA
Palavras-chave: Polifonia de locutores, Reportagem impressa, Argumentação

Resumo

Esse artigo se propõe a analisar a polifonia de locutores no gênero reportagem impressa. Para isso, retomamos os pressupostos teóricos da Semântica Argumentativa, conforme postulada por Ducrot (1988) e colaboradores. Tomamos como corpus para análise cinco reportagens impressas publicadas na revista Veja. A análise de tais reportagens permitiu-nos evidenciar três modos de materialização da polifonia, a saber: i) estilo direto com ou sem verbo dicendi, com ou sem arrozoado por autoridade; ii) estilo direto com verbo dicendi modalizador, com ou sem arrozoado por autoridade; iii) aspas de diferenciação.

Biografia do Autor

Francisco Vieira da SILVA/Maria do Socorro Maia Fernandes BARBOSA

Francisco Vieira da SILVA
Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING). Membro do Círculo de Discussões em Análise do Discurso (CIDADI), UFPB, João Pessoa, PB, Brasil. E-mail: franciscovieirariacho@hotmail.com.

Maria do Socorro Maia Fernandes BARBOSA
Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora do Departamento de Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pau dos Ferros, RN, Brasil. E-mail: socorromaia@uern.br.

Seção
Artigos