AS PERSPECTIVAS DE LICENCIANDOS EM LÍNGUA INGLESA SOBRE SEXUALIDADE, HOMOSSEXUALIDADE E HOMOFOBIA

  • Daniel de Mello FERRAZ
Palavras-chave: Educação de LE, Estudos de gênero, Sexualidade, Homossexualidade, Homofobia

Resumo

Um dos desafios que se coloca à área de educação de línguas estrangeiras no país é contemporaneamente lidar com as multiplicidades de filosofias, teorias e práticas. Nas Orientações Curriculares, por exemplo, propõe-se a possibilidade de se conciliar as práticas pedagógicas linguísticas com práticas socioculturais e críticas. Nesse sentido, este trabalho investiga as questões de gênero e sexualidade (LOURO, 1997) na visão de estudantes de Letras de uma universidade federal brasileira. Por meio de uma pesquisa na disciplina de escrita acadêmica, discuto como os estudantes de língua inglesa abordam tais temas, principalmente a homossexualidade e homofobia (BORRILO, 2010).

Biografia do Autor

Daniel de Mello FERRAZ

Doutor em Letras – USP; Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos do Centro de Ciências Humanas e Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, Vitória, Espírito Santo, Brasil; email: danielferrazufes@gmail.com

Seção
Artigos