A INCIDÊNCIA DO SUJEITO DO INCONSCIENTE EM NARRATIVAS ESCOLARES

  • Magda Wacemberg Pereira Lima CARVALHO/Glória Maria Monteiro de CARVALHO/Maria de Fátima Vilar de MELO

Abstract

Partindo do pressuposto lacaniano de que o inconsciente é estruturado como uma linguagem, este estudo tem como objetivo analisar a incidência do sujeito do inconsciente em textos narrativos escritos no ambiente escolar. Para tanto, o trabalho está fundamentado no interacionismo de base estruturalista, ressignificado pela psicanálise lacaniana. Os resultados revelaram que situações de realidade vividas pelos alunos-autores foram transformadas em signos articulados aos significantes do sujeito do inconsciente, permitindo a substituição dos signos dos contos originais. Apresentando, com isso, relação ora de proximidade, ora de distanciamento com o texto original, o que assinala a emergência do sujeito do inconsciente.

Author Biography

Magda Wacemberg Pereira Lima CARVALHO/Glória Maria Monteiro de CARVALHO/Maria de Fátima Vilar de MELO

Magda Wacemberg Pereira Lima CARVALHO
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Recife/PE, Brasil. E-mail: magdapcarvalho@hotmail.com

Glória Maria Monteiro de CARVALHO
Professora-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Recife/PE, Brasil. E-mail: gmmcarvalho@uol.com.br

Maria de Fátima Vilar de MELO
Professora-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Recife/PE, Brasil. E-mail: mfvmelo@uol.com.br

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Artigos