A IRONIA EM “BYE BYE, BRASIL”, DE CHICO BUARQUE E A NAÇÃO QUE (AINDA NÃO) SOMOS

  • Marília KÖENIG

Abstract

Este artigo vai abordar o papel da ironia na música Bye bye, Brasil, de Chico Buarque e Roberto Menescal (1979) pelos estudos de Hutcheon (2000) sobre ironia. A letra, pelas menções ao contexto do norte e nordeste à época do lançamento, representa a partilha do sensível (RANCIÈRE, 2005). Embora fale de esperança, a música destaca exclusão e desengano na luta pela sobrevivência. Serão, aqui, analisados três pontos: a ironia, a cena desta na letra de Bye bye, Brasil e a relação intencional de intertextualidade/correspondência com a vivência das personagens do filme para a qual a música foi feita.

Author Biography

Marília KÖENIG

Jornalista, mestra e doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Docente do curso de Jornalismo da Faculdade SATC (Associação Beneficente da Indústria Carbonífera) em Criciúma – SC. E-mail: maiam_78@hotmail.com.

Section
Artigos