COORDENAÇÃO DE ORAÇÕES E VOCÁBULOS NO ENSINO FUNDAMENTAL SOB PERSPECTIVA DO CONTÍNUO ORALIDADE-LETRAMENTO

  • Angela Marina Bravin DOS SANTOS/ Fernanda Quirino Duran FREIRE / Violeta Virginia RODRIGUES
Palavras-chave: Ensino- aprendizagem de coordenação linguística, Uso e efeitos de sentido da coordenação, Contínuo oralidade-letramento.

Resumo

Abordamos o uso e estudo de vocábulos coordenados e de orações coordenadas para discutirmos uma proposta desenvolvida no PROFLETRAS-UFRRJ e aplicada ao nono ano do ensino fundamental, em uma escola de Nova Iguaçu-RJ. Pautamo-nos em um estudo comparativo sobre o mecanismo da coordenação linguística, com base em gramáticas normativas, no texto de Matos (2003) e em Castilho (2010). Trata-se de uma mediação didática baseada na abordagem colaborativa de ensino/aprendizagem (BEHRENS, 2013) associada ao Modelo dos Contínuos de Variação Linguística (BORTONI-RICARDO, 2004,2005), com ênfase no contínuo oralidade/letramento.

Biografia do Autor

Angela Marina Bravin DOS SANTOS/ Fernanda Quirino Duran FREIRE / Violeta Virginia RODRIGUES

Angela Marina Bravin DOS SANTOS
 Professora associada I de Língua Portuguesa, atuando no Departamento de Letras e Comunicação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ, Seropédica, RJ, Brasil. bravin.rj@uol.com.br

Fernanda Quirino Duran FREIRE
Professora regente de Língua Portuguesa e Literatura do Governo do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC), atuando no 3º ano do Ensino Médio, Nova Iguaçu, Brasil. fernandaduranfreire@gmail.com.  

Violeta Virginia RODRIGUES
Professora associada IV de Língua Portuguesa, atuando no Departamento de Letras-Setor de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil. violetarodrigues@uol.com.br

Seção
Artigos