VARIEDADES LINGUÍSTICAS DO ESPANHOL NA SALA DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: A RELAÇÃO ENTRE IDEOLOGIAS E POLÍTICAS LINGUÍSTICAS

  • Júlia Costa MENDES /Gilvan Müller de OLIVEIRA
Palavras-chave: Ensino de espanhol, Ideologias linguísticas, Políticas Linguísticas

Resumo

Existe, na língua espanhola, uma enorme heterogeneidade em relação às variedades linguísticas que a compõem. Apesar dessa diversidade, entretanto, há traços comuns compartilhados entre elas, os quais possibilitam a comunicação entre todos os povos hispânicos (SILVA; CASTEDO, 2008). Nesse sentido, a escolha da variedade a ser ensinada nas escolas e universidades é estratégica, pois reflete interesses de distintas ordens. Nessa pesquisa, analisamos ideologias linguísticas por parte de discentes do curso de graduação em Espanhol na UFSC, sobre as variedades do espanhol ensinadas nas universidades brasileiras, bem como as políticas linguísticas que possam ter embasado tais opiniões.

Biografia do Autor

Júlia Costa MENDES /Gilvan Müller de OLIVEIRA

Júlia Costa MENDES
Costa Mendes. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. http://lattes.cnpq.br/6730544553824875

Gilvan Müller de OLIVEIRA
Müller de Oliveira. Professor no Programa de Pós-Graduação em Linguística. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. http://lattes.cnpq.br/9618049727220182

Seção
Artigos