A PROBLEMÁTICA DO CONCEITO DE GÊNEROS EM UMA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA DE UM CURSO SUPERIOR: A DEFINIÇÃO DE UM OBJETO DE ENSINO.

  • Caio César Costa Ribeiro MIRA

Resumen

Os conceitos de gênero discursivo e de gênero textual ocupam um lugar privilegiado no campo de estudos da linguagem. Tal posição de destaque é confirmada pela quantidade de trabalhos que abarcam o tema, e, principalmente, em função dos desdobramentos e das implicações que a noção de gênero exerce sobre a questão do ensino de língua materna. Especificamente, para o ensino de língua materna, as implicações das noções de gênero recaem, na maioria das vezes, na elaboração de planos pedagógicos e na formulação de referenciais curriculares. Diante deste contexto, este trabalho objetiva discutir a adequação do conceito de gêneros como objeto de ensino de um componente curricular de Língua Portuguesa de um projeto pedagógico de um curso superior.

Biografía del autor/a

Caio César Costa Ribeiro MIRA

Docente do Centro Universitário Padre Anchieta. Doutorando em Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP. Este trabalho contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, processo nº 50264-3. Email para contato: caiomira@hotmail.com.

Sección
Artigos