AS CONCEPÇÕES DE GRAMÁTICA QUE FUNDAMENTAM A PRÁXIS DOCENTE NO CURSO DE LETRAS

  • Edmar Peixoto de LIMA/Gláucia Maria Bastos MARQUES/Cleudene de Oliveira ARAGÃO

Resumen

Este artigo busca investigar a concepção de linguagem do docente do curso de Letras quando discute o ensino de gramática e a concepção de gramática empregada em sala de aula. Utilizamos como aporte teórico os estudos de Neves, Antunes, Geraldi, entre outros. Percebemos nos discursos dos informantes a preocupação com a formação do graduando como sujeito social, atuante e consciente da função do ser professor. Para os docentes, a linguagem se configura como interação social e elemento de acesso ao conhecimento, embora a concepção de gramática não apresente muita clareza nas definições que norteiam o ensino no curso de Letras

Biografía del autor/a

Edmar Peixoto de LIMA/Gláucia Maria Bastos MARQUES/Cleudene de Oliveira ARAGÃO

Edmar Peixoto de LIMA
Professora do Departamento de Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Pau do Ferros – Rio Grande do Norte – Brasil; doutoranda em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará – UECE, Fortaleza – Ceará – Brasil. edmarpeixoto@uern.br

Gláucia Maria Bastos MARQUES
Professora do Colégio Militar de Fortaleza – CMF, doutoranda em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará – UECE, Fortaleza – Ceará – Brasil. glauciamarquesbastos@yahoo.com.br

Cleudene de Oliveira ARAGÃO
Professora do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará – UECE, Fortaleza – Ceará – Brasil. Doutora em Filología Hispánica pela Universitat de Barcelona. cleudene.uece@gmail.com

Sección
Artigos