OS GÊNEROS LITERÁRIOS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO TRANSDISCIPLINAR DA LÍNGUA ESPANHOLA

  • Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e SOUZA/ Valdecy de Oliveira PONTES

Resumen

Este trabalho objetiva discutir as teorias concernentes à didática da literatura e formular atividades que utilizam o gênero literário como instrumento eficaz para o desenvolvimento das diversas competências linguísticas. Primeiro, solicitamos aos participantes da pesquisa que respondessem a um questionário. Analisamos o resultado das respostas obtidas e as relacionamos com as considerações teóricas de: Acquaroni (2006), Albaladejo (2004), Colomer (2005), Cosson (2006), Mendoza (2002, 2004, 2007); propusemos, ainda, de acordo com Cosson (2006), uma sequência básica para incorporar o conto, gênero literário preferido pelos participantes, no ensino de línguas estrangeiras, por meio de uma abordagem transdisciplinar, baseada nos estudos de Leffa (2006).

Biografía del autor/a

Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e SOUZA/ Valdecy de Oliveira PONTES

Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e SOUZA
Mestre em Linguística Aplicada – UFC; Professora do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará – UFC.

Valdecy de Oliveira PONTES
Doutor em Linguística – UFC; Professor do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará – UFC; Pesquisador do Grupo SOCIOLIN-CE/UFC. valdecy.pontes@ufc.br

Sección
Artigos