A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO

  • Ananias Agostinho da SILVA/Gilton Sampaio de SOUZA
Palavras-chave: Divulgação científica, Livro didático, Esfera

Resumo

Neste artigo, buscamos refletir sobre os usos do texto de divulgação científica no livro didático de língua portuguesa do ensino médio. Para tanto, retomamos a noção de esfera do Círculo de Bakhtin, para compreender a divulgação científica como uma modalidade específica de relações dialógicas entre esferas (GRILLO, 2013). A análise realizada permitiume perceber que a divulgação científica é concebida no livro didático como um gênero, o que dificulta o trabalho com a diversidade textual. Em consequência disso, aspectos semióticos e multimodais próprios dos gêneros de divulgação científica são pouco considerados pelo livro didático.

Biografia do Autor

Ananias Agostinho da SILVA/Gilton Sampaio de SOUZA

Ananias Agostinho da SILVA
Doutorando em Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Patu-RN, Brasil. E-mail: ananiasgpet@yahoo.com.br

Gilton Sampaio de SOUZA
Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Bolsista de Produtividade em Pesquisa da UERN. Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP e Pós-doutor em Estudos Comparados: Língua Portuguesa e Língua Francesa, pela Université Paris VIII, na França. E-mail: giltonsampaio@uern.br

Seção
Artigos