AÇÕES PEDAGÓGICAS DO CURSO TÉCNICO A DISTÂNCIA DA REDE e -Tec BRASIL CEFET-MG E AS CONCEPÇÕES DE PAULO FREIRE

  • Aline Moraes LOPES/ Márcia Gorett Ribeiro GROSSI
Palavras-chave: Educação a distância, Rede e-Tec Brasil, Ações pedagógicas, Paulo Freire

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi verificar se as ações pedagógicas do curso técnico de eletrônica a distância da Rede e-Tec Brasil do CEFET-MG utilizam as concepções de Paulo Freire no que se refere à dialogicidade, autonomia e contextualização do saber como ato de cidadania no processo de ensino. Foi realizado um estudo de caso, cujos resultados revelam que há ações pedagógicas pautadas nas concepções de Paulo Freire. Contudo, esse resultado apresenta ressalvas, pois inúmeras possibilidades pedagógicas poderiam ser otimizadas pelo uso pleno das ferramentas de interatividade e mídias integradas ao Ambiente virtual de aprendizagem.

Biografia do Autor

Aline Moraes LOPES/ Márcia Gorett Ribeiro GROSSI

Aline Moraes LOPES
Mestre em Educação Tecnológica. Membro do Grupo de pesquisa AVACEFETMG do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Belo Horizonte. Minas Gerais. Brasil. Email: adrenalineletras@hotmail.com

Márcia Gorett Ribeiro GROSSI
Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Doutora em Ciência da Informação. Líder do Grupo de pesquisa AVACEFETMG. Belo Horizonte. Minas Gerais. Brasil. E-mail: marciagrossi@terra.com.br

Seção
Artigos