A INTRODUÇÃO DE ARTIGOS ACADÊMICOS E AS DIFERENÇAS ENTRE CULTURAS DISCIPLINARES

  • Cibele Gadelha BERNARDINO/Raquel Leite Saboia da COSTA

Resumen

Neste artigo, como objetivo central, investigamos e descrevemos o comportamento sociorretórico do gênero artigo experimental nas culturas disciplinares das áreas de Linguística e de Medicina, especialmente a unidade retórica de Introdução. Como norte teórico, baseamonos em Swales (1990) (modelo CARS – Create a Research Space) e em Nwogu (1997) para a descrição sociorretórica e em Hyland (2000, 2009) para a discussão sobre culturas disciplinares. Os resultados da análise do corpus (dez artigos de cada área) apontaram para a influência das particularidades das culturas disciplinares na distribuição das informações nos textos e revelaram descrições sociorretóricas distintas para cada área.

Biografía del autor/a

Cibele Gadelha BERNARDINO/Raquel Leite Saboia da COSTA

Cibele Gadelha BERNARDINO
Doutora em Linguística Aplicada. Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e do Curso de Letras da Uece. ViceCoordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa da Uece, Fortaleza, Ceará, Brasil. E-mail: cibelegadelhab@gmail.com

Raquel Leite Saboia da COSTA
Mestra em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Fortaleza, Ceará, Brasil. E-mail: raquel.leite@gmail.com

Sección
Artigos