O GÊNERO TEXTUAL TCC E A REVISÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS: PONTOS DE CONTATO

  • Patrícia Souza LEMOS/ Marcia Helena de Melo PEREIRA

Resumen

A escrita acadêmica pressupõe uma linguagem científica e formal. Portanto, alguns gêneros acadêmicos acabam necessitando de revisão textual para promover adequações linguísticas, como em deslizes na coesão textual, que podem comprometer, consequentemente, a coerência. Sendo assim, analisamos um trecho de TCC quanto à possíveis falhas na coesão e seu processo de revisão. Em nossa discussão, abordamos os gêneros textuais, a revisão, a coesão etc., com base em Bakhtin (2011), Marcuschi (2008), Oliveira (2016), Costa Val (1999), dentre outros. Mediante nossas análises, acreditamos que a revisão textual pode ser uma grande aliada no processo de produção escrita de gêneros acadêmicos.

Biografía del autor/a

Patrícia Souza LEMOS/ Marcia Helena de Melo PEREIRA

Patrícia Souza LEMOS
Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Pósgraduanda do Mestrado em Linguística da UESB. Revisora de linguagem e Normalizadora técnica (ABNT). Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. E-mail: patricianoslemos@hotmail.com

Marcia Helena de Melo PEREIRA
Professora Doutora do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL) da UESB e do programa de Mestrado em Linguística (PPGLin) também da UESB, campus de Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. E-mail: marciahelenad@yahoo.com.br

Sección
Artigos