CATEGORIAS GRAMATICAIS EM SALA DE AULA: A FLUTUAÇÃO ADJETIVOADVÉRBIO

  • Edvaldo Balduino BISPO
Palavras-chave: Categoria gramatical, Flutuação categorial, Funcionalismo

Resumo

Focalizo, neste artigo, a fluidez categorial entre adjetivo e advérbio, contemplando a abordagem dessa questão em sala de aula da Educação Básica. Objetivo analisar aspectos envolvidos no processo de categorização gramatical, a exemplo de prototipicidade, gradiência e fluidez, e discutir o tratamento da flutuação adjetivo-advérbio em aulas de Língua Portuguesa. Assumindo a perspectiva da Linguística Funcional Centrada no Uso, mostro como são caracterizados adjetivo e advérbio, que propriedades os aproximam e em que contextos ocorre fluidez entre essas categorias. Analiso dados de língua em uso, os quais são provenientes de fontes variadas, incluindo corpus de fala e escrita (FURTADO DA CUNHA, 1998 e 2011), revistas e sites da internet

Biografia do Autor

Edvaldo Balduino BISPO

Departamento de Letras, UFRN, Natal-RN, Brasil, edbbispo@gmail.com

Seção
Artigos