DIMENSÕES ENSINÁVEIS DO GÊNERO DISSERTAÇÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DE TEXTOS PRODUZIDOS NO ENEM

  • Alessandra Gomes VARISCO/ Milena MORETTO
Palavras-chave: Ensino Médio, ENEM, Capacidades de Linguagem, Modelo Didático

Resumo

Muitos exames para o ensino superior baseiam-se na dissertação escolar. No entanto, como professoras de língua materna, temos notado que muitos estudantes possuem dificuldades em desenvolver esse gênero de texto. Assim, com o intuito de desenvolver um modelo didático desse gênero, este artigo tem por objetivo analisar duas redações nota mil do ENEM com o fim específico de compreender de que forma os estudantes se posicionam e constroem a argumentação no gênero dissertação escolar e identificar as dimensões ensináveis do gênero. Nossas análises apontam que, para o desenvolvimento de uma argumentação consistente, os estudantes necessitam mobilizar diferentes capacidades de linguagem.

Biografia do Autor

Alessandra Gomes VARISCO/ Milena MORETTO

Alessandra Gomes VARISCO
Graduada em Direito, graduanda em Letras e Mestre em Educação pelo Programa de Pósgraduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco – USF, campus Itatiba/SP, Brasil. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. E-mail: alessandragv@hotmail.com.

Milena MORETTO
Doutora em Educação e professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco – USF, campus Itatiba/SP, Brasil. E-mail: milena.moretto@yahoo.com.br

Seção
Artigos