PROBLEMATIZANDO O CONCEITO DE NORMA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

  • Diogo de Campos ALVES/ Vanessa Regina Duarte XAVIER

Resumen

Esse artigo problematiza conceitos relativos à norma linguística, a partir do Plano Nacional do Livro Didático (2017) e de dois livros didáticos do Ensino fundamental II, analisando o tratamento deles e suas consequências no ensino de língua portuguesa (LP). Julgou-se necessário compreender a origem sócio-histórica das normas existentes na LP, à luz de Mattos e Silva (2004) e Lucchesi (2006, 2012), evidenciando fatores extralinguísticos da normatização e variação da língua. Feito isso, discutiu-se a relação da norma-padrão e o ensino de LP, reforçando a necessidade de um posicionamento crítico quanto ao seu ensino exclusivo (FARACO, 2008).

Biografía del autor/a

Diogo de Campos ALVES/ Vanessa Regina Duarte XAVIER

Diogo de Campos ALVES
Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, UFG-RC, Catalão, Goiás, Brasil, diogocaalves@gmail.com

Vanessa Regina Duarte XAVIER
Unidade Acadêmica Especial de Letras e Linguística (UAELL), UFG-RC, Catalão, Goiás, Brasil, vrdxavier@gmail.com

Sección
Artigos