O TEXTO COMO UNIDADE DE SENTIDO: BASE PARA O DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA INTERATIVA EM SALA DE AULA

  • Manoel Francisco GUARANHA
Palavras-chave: Leitura, Texto e Ensino, Gênero Argumentativo

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de leitura de artigo de opinião, aplicada em uma sala de aula do primeiro semestre de um curso de graduação superior tecnológico, com a finalidade de verificar a competência de leitura desses sujeitos e refletir sobre estratégias de trabalho em classe para melhorar a habilidade de leitura dos alunos. As estratégias têm como base a articulação de texto, gramática e léxico, a dimensão argumentativa e o “objetivo enunciativo” do gênero em questão.

Biografia do Autor

Manoel Francisco GUARANHA

Professor Doutor do Programa de Mestrado em Linguística e do curso de Graduação em Letras da Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL, São Paulo, SP, Brasil. Endereço eletrônico: manoel.guaranha@cruzeirodosul.edu.br. Professor Doutor da disciplina de Comunicação Empresarial da FATEC – Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Seção
Artigos