LEITURA DO TEXTO CINEMATOGRÁFICO: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO NA ARTE

  • Eliete Correia dos SANTOS/Maria de Fátima ALMEIDA
Palavras-chave: Análise dialógica do discurso, Discurso na arte, Sociointeracionismo

Resumo

O objetivo desse trabalho é fazer uma análise dialógica do discurso na arte cinematográfica. O aporte teórico é baseado em Bakhtin e o Círculo. A pesquisa comprova a concepção de linguagem dialógica, marcada pela presença do outro, na vida ou na arte; a unidade do texto pode ter uma harmonia das vozes (polifonia) ou o apagamento das vozes discordantes (monofonia). No artístico, a inter-relação do autor, do leitor e da obra deve ser colocada lado-a-lado como partes de um todo, pois as potencialidades da forma artística são representações dos enunciados das ações cotidianas, portanto aceitas ou não por uma sociedade.

Biografia do Autor

Eliete Correia dos SANTOS/Maria de Fátima ALMEIDA

Eliete Correia dos SANTOS
Doutoranda em Linguística (PROLING/UFPB/CAPES) e Mestre em Linguagem e Ensino (UFCG). Professora da UEPB/CCBSA/Campus V e atua nas disciplinas de Oficina de Texto I e II. Tem experiência também em Redação Publicitária e Jornalística. Membro dos grupos de pesquisa: Arquivologia e Sociedade, Estudos em Arquivologia e Sociedade – GEAAS, na Universidade Estadual da Paraíba e do Grupo de Pesquisas em Linguagem, Enunciação e Interação/GPLEI da UFPB e atua na linha de pesquisa: Discurso e Sociedade (UFPB). E-mail: professoraeliete@hotmail.com

Maria de Fátima ALMEIDA
Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco e mestre em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. É professora adjunta IV da Universidade Federal da Paraíba - Campus I em João Pessoa. Participa do Programa de Pós-Graduação em Linguística - PROLING na área da Linguística e Práticas sociais na Linha de pesquisa Discurso e Sociedade com ênfase em Linguagem, Discurso, Interação e Sentido. É líder do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Enunciação e Interação – GPLEI. Atualmente, participa de Estágio Pós-doutoral na UnB com pesquisa sobre leitura e formação docente

Seção
Artigos