“A PALAVRA DE DEUS CONVIDA-NOS A VIVER A UNIDADE”: AS REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS SOBRE A UNIÃO DOS POVOS HISPANOAMERICANOS

  • Francisco Lindenilson LOPES/Maria Eliete de QUEIROZ
Palavras-chave: Representação Discursiva, Análise Textual dos Discursos, Discurso Políticoreligioso

Resumo

O marco teórico do trabalho que ora apresentamos é a ATD. Utilizamos como base teórica os trabalhos de Adam (2008; 2011), Rodrigues, Passeggi e Silva Neto (2010), Queiroz (2013), dentre outros. Propomo-nos a analisar a homilia do Papa Francisco proferida em sua visita a Quito, Equador, em julho de 2015. Interessa-nos compreender como se constrói a representação do tema “A união dos povos hispano-americanos” por parte deste locutor. Os primeiros achados da análise dos dados revelam que as representações discursivas são construídas por meio das categorias semânticas da referenciação, da predicação, da modificação e da localização espacial e temporal.

Biografia do Autor

Francisco Lindenilson LOPES/Maria Eliete de QUEIROZ

Francisco Lindenilson LOPES
Professor do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado Prof.ª Maria Elisa de A. Maia (CAMEAM), Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil e mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da mesma universidade. E-mail lindenilsonlopes@uern.br.

Maria Eliete de QUEIROZ
Professora do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Campus Avançado Prof.ª Maria Elisa de A. Maia (CAMEAM), Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil. E-mail eliete_queiroz@yahoo.com.br.

Seção
Artigos