ADAPTAÇÃO DE INSTRUMENTO DE ATITUDES PARA COMPETIÇÕES ESPORTIVAS

  • Vinicius Barroso Hirota
  • Jeferson Santana
  • Leandro Yanase
  • Carlota Joaquina Blat
  • Carlos Eduardo Lopes Verardi
  • Marcelo Rodrigues da Cunha
  • Victor Augusto Ramos Fernandes
  • Ardelean Viorel Petru
  • Dana Rad

Resumen

O objetivo deste estudo de caso, apresentado em forma de nota técnica, é oferecer a adaptação de um instrumento que avalia atitudes em relação à matemática para o contexto das competições esportivas, com a finalidade de comprovar a fidedignidade interna e a estabilidade do instrumento para o contexto da língua portuguesa. Após feita a adaptação do instrumento para o contexto esportivo, com revisão das questões do instrumento, foi adotado o cálculo do coeficiente Alfa de Cronbach para testar a validade interna da escala, em suas duas esferas (atitude positiva e negativa). Os resultados de Alfa total demonstraram-se favoráveis para o contexto esportivo, para atitudes positivas com valor de 0.94, e 0.86 para atitudes negativas. Referente aos resultados de atitudes positivas, temos mediana de 3, e atitudes negativas, mediana de 2, diferença estatisticamente comprovada, sendo assim, concluindo que o instrumento se apresenta estável no que se refere a estabilidade interna e o grupo analisado tem atitudes positivas em relação à competição esportiva.

Biografía del autor/a

Vinicius Barroso Hirota

ETEC de Esportes - Curt Walter Otto Baumgart – Centro Paula Souza, São Paulo, Brasil.

R. Paulo Lorenzani, s/n - Parque Novo Mundo, São Paulo - SP, 02181-200. vbhirota@gmail.com

Jeferson Santana

Centro Universitário das Américas – FAM, São Paulo/SP, Basil.

Leandro Yanase

Centro Universitário das Américas – FAM, São Paulo/SP, Basil

Carlota Joaquina Blat

Centro Universitário das Américas – FAM, São Paulo/SP, Basil

Carlos Eduardo Lopes Verardi

Universidade Estadual Paulista - Unesp Bauru, Brasil.

Marcelo Rodrigues da Cunha

Centro Universitário Padre Anchieta, UniAnchieta, Jundiaí/SP, Brasil.

Victor Augusto Ramos Fernandes

Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio; Faculdade de Medicina de Jundiaí, Jundiaí/SP – Brasil.

Ardelean Viorel Petru

Aurel Vlaicu University of Arad - Faculty of Physical Education and Sport, Arad, Romenia.

Dana Rad

Aurel Vlaicu University of Arad - Faculty Faculty of Educational Sciences, Psychology and Social Work, Arad, Romenia.

Sección
Artigos