Estudo Descritivo do Uso do Dry-Needling e Fotobiomodulação no Tratamento de Cefaleia Tensional por Ativação de Pontos-Gatilho. Uma Revisão Bibliográfica

  • Giovanna Cantelli Nieves Fisioterapeutas graduados pelo Centro Universitário Padre Anchieta, Jundiaí, São Paulo, Brasil.
  • Gustavo Guedes de Moraes Fisioterapeutas graduados pelo Centro Universitário Padre Anchieta, Jundiaí, São Paulo, Brasil.
  • Everson de Cássio Robello Docentes do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Padre Anchieta, Jundiaí, São Paulo, Brasil.
  • Renata Pletsch Assunção Docentes do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Padre Anchieta, Jundiaí, São Paulo, Brasil.
  • Mayra Priscila Boscolo Alvarez Docentes do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Padre Anchieta, Jundiaí, São Paulo, Brasil.
  • Andrea Peterson Zomignani Docentes do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Padre Anchieta, Jundiaí, São Paulo, Brasil.
  • Daniel Gimenez da Rocha Docentes do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Padre Anchieta, Jundiaí, São Paulo, Brasil.
  • Regiane Donizeti Sperandio Docentes do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Padre Anchieta, Jundiaí, São Paulo, Brasil.

Resumen

As cefaleias são consideradas um problema de saúde pública de grandes proporções, com impacto para os pacientes e para a sociedade, pois são desordens debilitantes que deixam, na maioria das vezes, os pacientes incapazes de realizarem atividades de rotina. Entre as cefaleias primárias, as mais comuns são do tipo tensional, considerando que, muitas vezes, ela está associada à dor miofascial com áreas de gatilho na região dos músculos mastigatórios e/ou cervicais. O objetivo deste estudo foi comparar as técnicas dry-needling e a fotobiomodulação para o tratamento de cefaleia tensional advinda de pontos-gatilho. Para isso, foi realizado um estudo de revisão bibliográfica, utilizando artigos publicados no período de 2012 a 2022 nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola, indexados nas bases de dados Scielo, Lilacs, Pubmed e PeDro. A busca retornou 321 artigos, mas foram incluídos nos resultados nove artigos conforme os critérios de elegibilidade, que nos trazem a eficácia de ambos os recursos no tratamento da cefaleia tensional. Conclui-se que a utilização do agulhamento a seco e do laser de baixa intensidade pode ser considerados eficazes para a diminuição da intensidade e frequência da sintomatologia.

Publicado
2024-06-18
Sección
Artigos