ANÁLISE DE UM INVENTÁRIO DE DÚVIDAS SOBRE ANTIDEPRESSIVOS APRESENTADAS AO SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CLIENTE DO LABORATÓRIO CRISTÁLIA E A IMPORTÂNCIA DA ATENÇÃO FARMACÊUTICA
Resumen
Sob o ponto de vista legal, o medicamento é um produto de consumo, o que faz do paciente um consumidor com direito a receber todas as informações necessárias para a adequada utilização e conservação do medicamento adquirido. Baseado nisso, o Serviço de Atendimento ao Cliente disponibilizado pelos laboratórios farmacêuticos desempenha importante papel na orientação dos pacientes que fazem uso de seus produtos. A depressão é considerada o mais comum dos distúrbios afetivos. Seus portadores, quando em tratamento, merecem atenção especial em relação ao uso de antidepressivos e, por isso, foram tomados como base para levantamento dos tipos de dúvidas que se lhes apresentam com mais freqüência, bem como para refletir sobre como a Atenção Farmacêutica poderia ajudá-los. Foram selecionados todos os medicamentos da classe de antidepressivos comercializados pelo Laboratório Cristália: Fluoxetin® (fluoxetina), Denyl® (citalopram), Amytril® (amitriptilina), Imipra® (imipramina) e Roxetin® (paroxetina) e, em consulta aos relatórios armazenados em software utilizado pelas atendentes do SAC, buscaram-se as informações técnicas solicitadas pelos clientes, no período de Junho de 2010 a Junho de 2011. Essas informações foram separadas por região do Brasil, nome do medicamento, tipo de informações solicitadas e perfil de clientes. A maioria dos clientes que buscam informações são pessoas físicas do sexo feminino e residem na região Sudeste do país, com dúvidas sobre indicação do medicamento Amytril®. A partir desses dados, nota-se a importância de se iniciar uma discussão no segmento industrial, vislumbrando a possibilidade de implantação de um serviço de Atenção Farmacêutica complementar na indústria, em colaboração com o sistema público de saúde, na busca pela melhoria da qualidade de vida dos usuários.