Protocolo para Manejo da Amamentação para Mães Adotantes

  • Bruno Vilas Boas Dias Enfermeiro. Mestre em ciências da saúde. Professor do curso de graduação de Enfermagem do Centro Universitário Padre Anchieta – Jundiaí/SP, Brasil.
  • Eduarda Dota Acadêmica do curso de graduação em enfermagem do Centro Universitário Padre Anchieta – Jundiaí/SP, Brasil.
  • Laura Maria Fascina Acadêmica do curso de graduação em enfermagem do Centro Universitário Padre Anchieta – Jundiaí/SP, Brasil.
  • Giovanna Caroline da Silva Acadêmica do curso de graduação em enfermagem do Centro Universitário Padre Anchieta – Jundiaí/SP, Brasil.
  • Milena dos Santos Basílio Acadêmica do curso de graduação em enfermagem do Centro Universitário Padre Anchieta – Jundiaí/SP, Brasil.
  • Ilana dos Santos Pereira Acadêmica do curso de graduação em enfermagem do Centro Universitário Padre Anchieta – Jundiaí/SP, Brasil.
Palavras-chave: Amamentação, Aleitamento, Adoção, Relactação

Resumo

Introdução: Atualmente, cerca de 7.997 crianças, de 0 a 6 anos, esperam para serem adotadas, ou seja, muitas delas estão em fase de amamentação e, se a família adotiva for instruída, essas crianças serão favorecidas pelo leite materno. Objetivo: Elaborar um protocolo para orientar os profissionais da saúde a estimularem a amamentação para mães que adotam. Método: Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, quando foi feita a busca por um protocolo sobre estratégia de amamentação para mães adotantes, em bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Literatura Latino América e do Caribe de Ciências da Saúde (Lilacs), Ministério da Saúde e The Journal of the American Board of Family Medicine. Como não foi encontrado, foi desenvolvido um protocolo. Resultado: Foi elaborado um protocolo com seis métodos, sendo eles uma boa rede de apoio, estímulo aréolo-mamilar,
técnica de relactação, fitoterápicos, hormônios e os fármacos, todos eles trazendo algum benefício e preparo ao corpo dessa mulher para que o aleitamento aconteça. Conclusão: O protocolo elaborado aborda estratégias de apoio familiar, psicológicos, fármacos e técnicas de estimulação da mama.

Publicado
2024-06-18
Seção
Artigos