A VIDA UNIVERSITÁRIA PARALELA AO TRABALHO: ESTUDO QUANTITATIVO PARA AVALIAR ANSIEDADE E DEPRESSÃO EM UNIVERSITÁRIOS
Resumo
Dada a importância da avaliação da saúde mental de estudantes universitários, essa pesquisa teve como objetivo analisar a prevalência dos índices de ansiedade e depressão em estudantes universitários por meio da escala DASS-21. O método adotado foi descritivo, transversal, de abordagem quantitativa, sobre a prevalência de sintomas de depressão e ansiedade de estudantes entre cursos, semestres, sexo e idade. A pesquisa foi realizada por meio do Google Forms, contendo: Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, ficha de dados sociodemográficos e a Escala DASS-21. Participaram da pesquisa 326 universitários matriculados nos cursos de graduação de um centro universitário privado do interior de São Paulo. Como resultados, encontrou-se uma prevalência significativa de sintomas de ansiedade e depressão na amostra de estudantes universitários. Além disso, foi possível identificar alguns fatores associados à frequência maior dos sintomas, tais como, ansiedade para o sexo feminino, e ansiedade e depressão para os cursos de Direito, Psicologia e Arquitetura, e a frequência menor, entre Administração e Engenharia da Computação. Sugere-se que sejam realizados outros estudos incluindo cursos de outras áreas de atuação profissional, considerando maior representatividade de estudantes não trabalhadores a fim de auxiliar no aprofundamento das discussões de fatores associados à saúde mental em universitários.