CAMINHOS PARA PROMOÇÃO DA AUTOEFICÁCIA DOCENTE: PROGRAMA DE INTERVENÇÃO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
O Programa de Intervenção para a promoção da autoeficácia docente é voltado a professores da educação infantil almejando o desenvolvimento de crenças positivas para uma melhor atuação em sala de aula e na carreira docente. O objetivo deste artigo é verificar a viabilidade de uma proposta de intervenção para a promoção da autoeficácia docente. Participaram do estudo 20 docentes da educação infantil atuantes em uma escola municipal localizada no interior da região oeste do estado de São Paulo. A intervenção foi estruturada em cinco encontros, com duração de 1h30min cujas temáticas abordadas foram a definição das crenças de autoeficácia e suas fontes de influência, sendo elas: as experiências pessoais ou de domínio, as experiências vicárias, a persuasão social e os estados fisiológicos. Foram utilizados instrumentos para identificar a evidenciar a satisfação dos participantes e a visão destes em relação aos conteúdos trabalhados após cada encontro, sendo aplicada também uma ficha de monitoração da pesquisadora após cada encontro. Os resultados evidenciaram que, no conjunto, os participantes da intervenção expressaram falas que comprovaram a relevância dos assuntos trabalhados e a adequação da metodologia utilizada. Pode-se afirmar que houve adesão/aceitabilidade, compreensão e generalização de conteúdo dos encontros e a satisfação com programa e da coordenadora do grupo pelos participantes. Em relação as ideias para melhorias futuras foram pontuadas pelos participantes pontuaram que gostariam que a intervenção tivesse maior duração e que fossem ampliados os números de encontros.