PROFESSOR.COM: OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NO SÉCULO XXI

  • Viviane Lima MARTINS/Carlos Adriano MARTINS
Palavras-chave: tecnologia, formação docente, prática pedagógica

Resumo

O propósito da pesquisa é discutir a formação docente e a atuação dos professores para o uso da informática na sala de aula. Para tanto, foi realizada inicialmente uma pesquisa bibliográfica, tendo como aportes principais Valente e Tardiff, com o intuito de se aproximar das demais pesquisas a respeito do tema e com isso nortear a pesquisa com os professores da educação básica, na cidade de Guarujá/SP. Os resultados revelaram a dificuldade dos docentes, pois a formação inicial dos mesmos não foi suficiente. Além disso, percebeu-se que os professores entendem e acreditam que o uso da informática pode ajudar no processo ensino aprendizagem e que eles se preocupam com a infraestrutura que por sua vez pode interferir em suas práticas. Todos estes aspectos são relevantes e devem ser repensados com o objetivo de buscar novas alternativas que promovam ainda mais vantagens para todos os envolvidos.

Biografia do Autor

Viviane Lima MARTINS/Carlos Adriano MARTINS

Viviane Lima MARTINS
ead.adriano@gmail.com
Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais e Inovação na Educação
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), São Paulo-SP, Brasil


Carlos Adriano MARTINS (Orientador)
ead.adriano@gmail.com
Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais e Inovação na Educação
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), São Paulo-SP, Brasil

Seção
Artigos