ANÁLISE DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO VOLTADO À SERIOUS GAMES

  • Fernanda Moreira POUZA/Carlos Eduardo CÂMARA
Palavras-chave: Pensamento computacional, serious games, algoritmo, Karel, educação

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar a importância da construção do Pensamento Computacional aplicado na educação, propor uma nova metodologia baseada em serious games e apresentar, por meio de um protótipo, uma melhor alternativa para um desenvolvimento cognitivo mais favorável em alguns anos. Para verificar a eficiência do método deste projeto, foram analisados diversos artigos acerca do desenvolvimento do Pensamento Computacional, a utilização de Serious Games na área da educação, os conceitos de algoritmos e o ambiente de programação Karel. Para validação do protótipo desenvolvido, foram realizados testes de própria autoria e validações de resultados esperados. Com os testes realizados, chegou-se à conclusão que o protótipo é útil para utilização como ferramenta para o aprendizado e desenvolvimento do Pensamento Computacional.

Biografia do Autor

Fernanda Moreira POUZA/Carlos Eduardo CÂMARA

Fernanda Moreira POUZA
fernandampouza@hotmail.com
Curso de Sistemas de Informação, Centro Universitário Padre Anchieta


Carlos Eduardo CÂMARA
ccamara@anchieta.br
Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Centro Universitário Padre Anchieta

Seção
Artigos