Estudo de um Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, no Contexto da Educação a Distância

  • Octávio Cavalari Júnior/Juliano Schimiguel
Palavras-chave: Educação a distância, aprendizagem, tecnologias, afetividade

Resumo

A educação a distância é uma realidade no que tange aos métodos de ensino, haja vista as necessidades do Estado
de elevar a escolaridade de seus cidadãos, como também dos alunos por limitações territoriais ou temporais.
O presente estudo faz o levantamento histórico da evolução do ensino na modalidade a distância no panorama
mundial e brasileiro e as interações com um curso de especialização nessa modalidade. A pesquisa foi realizada
na metodologia qualitativa através de levantamento bibliográfico e em seguida trabalhado com focus grupos com
os alunos de dez turmas do curso de especialização de gestão pública municipal, para entender suas percepções
acerca da metodologia EaD e o aprendizado no curso ofertado. O resultado do estudo nos inclina a repensar sobre
as tecnologias empregadas nessa modalidade de ensino e de retomar a importância do dialogo e a afetividade das
relações entre instituição e alunos.

Biografia do Autor

Octávio Cavalari Júnior/Juliano Schimiguel

Doutorando. Docente do Instituto Federal do Espírito Santo-IFES (Colatina-ES).

Doutor. Docente do Centro Universitário Padre Anchieta-UniAnchieta (Jundiaí-SP) e Universidade Cruzeiro do Sul-UniCSul (São Paulo-SP).

Seção
Artigos