ANÁLISE DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO VOLTADO à SERIOUS GAMES

  • Fernanda Pouza
  • Prof. Dr. Carlos Eduardo Câmara
Palavras-chave: pensamento computacional, serious games, algoritmos, Karel, educação, análise, protótipo

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar a importância da construção do pensamento computacional aplicada na educação, identificar competências de ensino atuais, apresentar uma nova metodologia baseada em serious games e propor, com a elaboração de um protótipo, uma melhor alternativa para um desenvolvimento cognitivo mais favorável em alguns anos. Para verificar a eficiência do método deste projeto, foram levantados e estudados diversos artigos acerca do desenvolvimento do Pensamento Computacional, utilização de Serious Games na área da educação, conceitos de algoritmos e o ambiente de programação Karel, pois a aplicação desenvolvida neste trabalho é construção de algoritmos. Para validação do protótipo
desenvolvido, foram realizados testes de própria autoria e validações resultados esperados. Com os testes realizados, chegou-se à conclusão que o protótipo é útil para utilização como ferramenta para o aprendizado e desenvolvimento do pensamento computacional.

Biografia do Autor

Fernanda Pouza

Aluna do curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário Padre Anchieta, Jundiaí – SP. E-mail: fernandampouza@hotmail.com.

Prof. Dr. Carlos Eduardo Câmara

Doutor em Engenharia Elétrica – Teoria da Informação, FEECUNICAMP, professor da área de Computação do Centro Universitário Padre Anchieta – Jundiaí-SP.

E-mail: ccamara@anchieta.br

Seção
Artigos