TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE PROBABILIDADE

REVISÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES

  • Vanderson Gomes BOSSI Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Cruzeiro do Sul
  • Marcio Eugen Klingenschmid Lopes dos SANTOS Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Cruzeiro do Sul
Palavras-chave: Estatística, Educação, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Tecnologias digitais, Probabilidade

Resumo

Na sociedade contemporânea, a manipulação e compreensão de dados são cruciais para a cidadania, destacando a importância do ensino de probabilidade, desde os primeiros anos escolares. Este artigo visa a apresentar os resultados de uma pesquisa sobre o uso de tecnologias no ensino dessa disciplina. A investigação abrangeu o acervo da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) nos últimos doze anos, encontrando e analisando 12 pesquisas. A abordagem de incorporar a tecnologia como metodologia de ensino nos conteúdos probabilísticos pode estimular os alunos a construírem o conhecimento, promovendo a autoaprendizagem e envolvendo-os ativamente na investigação estatística. Esse enfoque visa a preparar os estudantes para uma participação mais ativa e informada na sociedade digital.

Publicado
2024-03-08
Seção
Artigos