DESAFIOS DA ADOÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS POR IDOSOS

UM ESTUDO COM BASE NA PERCEPÇÃO DE IDOSOS 60+ BRASILEIROS

  • Carla Fernanda MELAZZI FGV/EAESP
Palavras-chave: Mídia Social, Adoção de Tecnologia, Idoso, Facilidade de Uso e Intenção de Uso

Resumo

A evolução da tecnologia digital tornou-se um aspecto fundamental na vida das pessoas, ocasionando mudanças na sociedade, por meio da adoção dos dispositivos eletrônicos, permitindo enormes vantagens na comunicação entre os indivíduos. Com 8 bilhões de pessoas no mundo, devido ao aumento da expectativa de vida e a OMS projetando o envelhecimento populacional, o número de idosos triplicará até 2050, representando no Brasil 50% da população. A partir desses dados, o objetivo deste estudo foi a identificação dos desafios da adoção das mídias sociais pelos idosos 60+, no Brasil, procurando correlacionar suas características potenciais nas influências de percepção de utilidade e percepção de facilidade de uso. A base do estudo foi no modelo de adoção de tecnologia (Technology Acceptance Model). Investigou-se o quanto os idosos 60+ estão conectados à internet, no uso diário, geração de conhecimento e na resolução de problemas, além de achados sobre a indiferença em relação ao etarismo e ao declínio funcional, quando se trata da utilização das mídias sociais.

Publicado
2024-03-08
Seção
Artigos