O USO DE TICS NA EDUCAÇÃO: MODELAGEM 3D E ROBÓTICA EDUCACIONAL COM A PLATAFORMA TINKERCAD

Palavras-chave: TICs, Tinkercad, modelagem, robótica, educação

Resumo

O presente artigo aborda o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, destacando a plataforma online Tinkercad como ferramenta pedagógica. O objetivo deste artigo é demonstrar os benefícios da integração da modelagem 3D e robótica educacional alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que enfatiza o letramento tecnológico e a formação científica. A ferramenta Tinkercad permite modelagem 3D, simulações de circuitos que combinam eletrônica e programação, promovendo a aprendizagem ativa, defendidas como estratégias de ensino. A metodologia utilizada é bibliográfica e documental sobre a ferramenta Tinkercad. Algumas possibilidades mostram um resultado esperado, que é a redução de lacunas de aprendizagens quanto ao entendimento de assuntos técnicos, que em muitas vezes se tornam abstratos aos alunos, diante da falta de aplicação prática destes conceitos. Alguns autores que norteiam esta pesquisa, tais como (BENDER, 2014), (BERGMANN; SAMS, 2012), (CUNHA et al., 2024), (MARTINS, 1993), (MORAN, 2000), (PRENSKY, 2001), (SANTOS, 2023), (SCHIMIGUEL, 2021) e (SILVA; BLIKSTEIN, 2020) reforçam as reflexões aqui discutidas.

Biografia do Autor

Wagner de Oliveira Lucca, Universidade Cruzeiro do Sul

Cursando Mestrado Profissional (MP) em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Graduado em Licenciatura em Física pelo Centro Universitário ETEP (2023). Graduado em Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário de Jales (UNIJALES - 2018). Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC - 2007).  Atualmente professor de Ensino Médio e Técnico do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (ETEC - SP). Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação. Como experiência profissional na área de TI, dentro do segmento corporativo, dediquei quase 20 anos da minha vida e acumulei conhecimento ao longo desta trajetória, que hoje busco utilizar dentro de sala de aula.

Juliano Schimiguel, Universidade Cruzeiro do Sul

Possui Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2006), Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2002) e Graduação de Bacharelado em Informática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1999). Atualmente é Coordenador do Mestrado Profissional (MP) em Ensino de Ciências e Matemática, Professor Permanente do Programa de Doutorado / Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática; atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento web, design e avaliação de interfaces, sistemas de informação geográfica, geoprocessamento, análise de sistemas, UML, UP, ensino-aprendizagem de tecnologias e matemática, conteúdos digitais interativos, objetos de aprendizagem, ambientes virtuais e colaborativos, jogos para o ensino, etc.

Vera Maria Jarcovis Fernandes, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (2012), Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (2007) possui graduação em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul (2003). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de Professores, como coordenadora do curso de na modalidade EaD (2012/2019), como coordenadora Institucional do PIBID/CAPES-2022/2024. Ministrando principalmente nas seguintes disciplinas: Alfabetização e Letramento, Fundamentos Metodológicos do Ensino de Matemática e Ciências, Educação Inclusiva, Projetos de Intervenção, Escola, Currículo e Sociedade e Estágios Supervisionados na área das licenciaturas. Atualmente dedica-se a docência no curso de Pós-Graduação Stricto Sensu do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Grupo Educacional Cruzeiro do SUL, na linha de pesquisa de Currículo e Formação de Professores que ensinam Ciências e Matemática. Coordenadora do Projeto de Pesquisa: O Ensino e a Formação de Professores de Ciências e Matemática: Educação Inclusiva e de Jovens e Adultos, professora orientadora do Projeto Incluir da Cruzeiro dos Sul Educacional (PICSE) e na Iniciação Científica (IC). Docente do curso de especialização de Psicopedagogia da CEUSP.

Eliana Alves Gaspar, Prefeitura de São Paulo

Possui graduação em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Camilo Castelo Branco(2010), graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Educação Paulistana(2023), especialização em Gestão Escolar pela Universidade Cidade de São Paulo(2015) e especialização em Práticas em Alfabetização e Letramento pela Faculdade do Estado de São Paulo(2022). Atualmente é Professora de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de São Paulo. Tem experiência na área de Educação.

Publicado
2025-06-08
Seção
Artigos