O ENSINO NA ERA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC)

  • Terezinha Marisa Ribeiro de OLIVEIRA EFAPE-Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo. Universidade Cruzeiro do Sul
  • Carmem Lúcia Costa AMARAL Universidade Cruzeiro Sul

Abstract

O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) como recurso didático no processo de ensino e aprendizagem vem aumentando ao longo dos anos, devido ao avanço das tecnologias. Neste artigo, apresentaremos o resultado de uma pesquisa que investigou seu uso na formação dos professores e na aprendizagem dos estudantes. Para este último, mostraremos alguns aplicativos que foram utilizados no ensino de Química e de Matemática. As pesquisas mostram a importância do ensino por meio das tecnologias, com o objetivo de aumentar a participação e o interesse dos estudantes. Assim, os professores, ao inovarem no ensino com as tecnologias, propiciam aos estudantes a aprendizagem de modo significativo.

References

BENTO, Marco. Utilização da App Socrative no caminho das Ciências. Revista Ciência Elementar, v.4, n.4, p.1-5, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. MEC representa Brasil em reuniões do BRICS. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP No 2, de 20 de dezembro de 2019.

CARDOSO, Kitawann Tayrone de Sousa Nunes. O ensino de ciências com o uso da ferramenta digital simulador Phet por meio da estratégia investigativa nos anos finais do ensino fundamental. Brazilian Journal of Development. v.7, n.8, p.81493-81509, 2021.

COSTA, Waldinelly Martha Alves; VALÉRIO, Cláudia Lúcia Landgraf. Formação de Professor: Aplicabilidade das TDIC. Revista Prática Docente, v. 7, n. Especial Humanas, e22105, 2022.

FACCIONI, Andressa Caroline; SILVA, Dileize Valeriano; MORAES, Sandra Regina de. Uma análise sobre o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na formação de professores de matemática, química e ciências biológicas de uma universidade pública do Paraná. Revista Brasileira de Ensino Superior, Passo Fundo, vol. 6, n. 3, p. 49-66, julho-setembro, 2022.

FERREIRA, Adilson Rocha; FARIAS, Iris Maria dos Santos; FRANCISCO, Deise Juliana. Formação Inicial de professores para integrar as tecnologias digitais da informação e comunicação ao processo de ensino e aprendizagem: estudo de caso do projeto político pedagógico da UFAL. In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias (CIET: ENPED), 2018.

GNECCO, Renata; AMARAL, Carmem Lucia Costa. Simuladores virtuais como recurso pedagógico alternativo para a prática de laboratório no ensino de condutividade. In: Simpósio dos ensinos médio Técnico e Tecnológico. 8, 2021.São Paulo. Anais.......São Paulo, 2021.

GREGÓRIO, Eliana Aparecida; OLIVEIRA, Luiza Gabriela; MATOS, Santer Alvares. Uso de simuladores como ferramenta no ensino de conceitos abstratos de biologia: uma proposta investigativa para o ensino de síntese proteica. Experiências em Ensino de Ciências, n.1, p. 101-125, 2016.

IPEA. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Conheça os BRICS Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. 2014. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/forumbrics/pt-BR/conheca-os-brics.html. Acesso em: 30 nov. 2023.

IPEA. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 2019. Disponível em: Revista Ubiquidade – V.6, N.2, 2023.

KENSKI, Vani Moreira. Novas tecnologias - o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. Revista Brasileira de Educação, n. 8, p. 58-71, 1998.

LOPES, Rosemara Perpetua; FÜRKOTTER, Monica. Formação inicial de professores em tempos de TDIC: uma questão em aberto. Educação em Revista, v.32, n.04|p. 269-296, 2016.

MARINHO, Simão Pedro P.; LOBATO, Wolney. Tecnologias digitais na educação: desafios para a pesquisa na pós-graduação em educação. In: COLÓQUIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 6, 2008, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, 2008, p. 1-9.

MARTINS, Sabrina Oliveira et al. O uso de simuladores virtuais na Educação Básica: uma estratégia para facilitar a aprendizagem nas aulas de química. Revista Ciências & Ideias, v.11, n.1, p.216-233, 2020.

MOREIRA, Michele Lopes; SIMÕES, Anderson Savio de Medeiros. O uso do whatsapp como ferramenta pedagógica no ensino de química. ACTIO: Docência em Ciências, v. 2, n. 3, p. 21-43, 2017.

OLIVEIRA, Terezinha Marisa Ribeiro; AMARAL, Carmem Lúcia Costa. O uso do aplicativo SOCRATIVE como ferramenta de diagnóstico e intervenção no ensino da matemática. Anais ... Congresso Internacional de educação e tecnologias (CIET). 2018.

OLIVEIRA, Terezinha Marisa Ribeiro; AMARAL, Carmem Lúcia Costa. O uso do aplicativo Lensoo Create na recuperação da aprendizagem do processo de avaliação processual em matemática. EM TEIA –Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana. vol. 10, número 2, 2019.

OLIVEIRA, Terezinha Marisa Ribeiro; AMARAL, Carmem Lúcia Costa. O uso do aplicativo whatsapp como recurso didático: uma experiência no ensino fundamental anos finais. Revista Tear: Educação Ciência e Tecnologia, v.9, n.1, p.1-12, 2020.

PACZKOWSKI, Ingrid Maliszewski; PASSOS, Camila Greff. WhatsApp: uma ferramenta pedagógica para o ensino de Química. Revista Novas Tecnologias na Educação, v.17, n.1, p. 316-325, 2019.

PEREIRA, Dorcas Elizabeth Cavalcante de Souza; ALVES FILHO, Eloy; ÁVILA, Maria Virgínia Dias de. A Formação Continuada de Professores em Tempos de TDICS: Percepções e Desafios. Ensino, Educação e Ciências Humanas, v.23, n2, p.161-169, 2022.

Published
2024-03-08
How to Cite
OLIVEIRA , T. M. R. de, & AMARAL, C. L. C. (2024). O ENSINO NA ERA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC). Revista De Ubiquidade, 6(2), 44-53. Retrieved from https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaUbiquidade/article/view/2122
Section
Artigos