AUTISMO NO ENSINO SUPERIOR

ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS PARA INTEGRAÇÃO ACADÊMICA E SOCIAL DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS

  • Vanderlei Ienne Departamento de TI, Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

Abstract

A crescente entrada de estudantes autistas no ensino superior reflete o avanço em direção à equidade educacional. Este artigo investiga estratégias pedagógicas para a integração acadêmica e social desses estudantes, sabendo que o espectro inclui desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos e comunicação, criando barreiras no ambiente universitário. Então, a transição para o ensino superior é especialmente desafiadora para essas pessoas, exigindo adaptações institucionais significativas. Este texto destaca a importância de práticas educacionais inclusivas que reconheçam a diversidade neurológica e promovam a igualdade de oportunidades. O objetivo é preparar educadores e administradores com estratégias eficazes para apoiar estudantes autistas, promovendo um ambiente acadêmico inclusivo e enriquecido pela diversidade.

Published
2024-09-18
How to Cite
Ienne, V. (2024). AUTISMO NO ENSINO SUPERIOR. Revista De Ubiquidade, 7(1), 42-57. Retrieved from https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaUbiquidade/article/view/2167
Section
Artigos