Computação Desplugada Aplicada no Ensino Fundamental I
Resumen
A educação básica é considerada um dos pilares mais importantes para transformação social de uma pessoa. No Brasil destaca-se 3 etapas importantes da educação, sendo elas: educação infantil, ensino fundamental e o ensino médio. O ensino fundamental I serve como base para as demais etapas que complementam a estrutura de aprendizado dos alunos por prepararem os mesmos a dominarem as leituras, os cálculos e as escritas. Também na educação observamos o pensamento computacional que veio para contribuir com a adaptação dos alunos na sala de aula, com base nisso surge como forma de estratégia principalmente para escolas públicas com pouca estrutura a computação desplugada que consiste em ensinar os alunos de forma simples e objetiva sem a necessidade da tecnologia e um meio externo. O objetivo desse estudo é mostrar como podemos melhorar o ensino básico de forma dinâmica com a Computação desplugada, nos dando alternativas de como ensinar a computação sem o uso de computadores ou tecnologias, melhorando a interatividade dos professores com os alunos e sem necessitar de maiores investimentos da instituição. Por meio disso, foi realizado um estudo para identificar a capacidade das crianças em desenvolver o aprendizado sem um meio externo. O estudo foi realizado a domicílio com 10 crianças do ensino fundamental I, sendo elas 6 meninas e 4 meninos, a metodologia aplicada foram baseados em exercícios da computação desplugada. Para composição dos exercícios 5 cartões foram feitos a mão, numerados com seus respectivos valores: 1, 2, 4, 8, 16. Complementando o notebook foi utilizado para leitura das atividades, por fim, as respostas foram escritas pelos alunos em uma folha sulfite. Dentre as 10 crianças todas conseguiram resolver as atividades, “Trabalhar com números binários” e “Enviar mensagens secretas”, porém o desafio somente um aluno conseguiu resolver, ao fim foram feitas 5 questões com o intuito de obter informações e características sobre os alunos.