UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE MANUTENÇÕES COMPUTADORIZADO (CMMS) PARA DESENVOLVIMENTO NO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA

  • Bruna Maria dos SANTOS
  • Cecilia Sosa Arias PEIXOTO
Palavras-chave: Impressão 3d, suporte, atendimento, melhoria de processos

Resumo

Após a quarta revolução industrial, as empresas que fornecem impressoras 3D necessitaram dar atenção à transição dos processos não apenas na venda, mas também no suporte e manutenção. Nesse relato de experiência, viam-se dificuldades de atendimento e manutenção devido à falta de gestão
adequada. Utilizando ferramentas como ciclo PDCA, matriz FCA e classificação de James Reason, foi possível priorizar e buscar solução para os problemas mais graves: um sistema computadorizado de gerenciamento de manutenção (CMMS). Após análise, o CMMS que melhor atendia as demandas foi o Fracttal, resolvendo 83% das reclamações, trazendo benefícios à empresa, segurança e melhorias na comunicação entre setores, eliminando custos e estresses causados pela falta de
processos e de um sistema de gerenciamento adequado.

Biografia do Autor

Bruna Maria dos SANTOS

Engenharia Biomédica, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP

Cecilia Sosa Arias PEIXOTO

Universidade Virtual do Estado de São Paulo, UNIVESP

Publicado
2023-08-02
Seção
Artigos