TECNOLOGIAS E AULAS PRÁTICAS

NOVAS METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE CITOPATOLOGIA

  • Fabiana Aparecida VILAÇA Departamento de Ciências Biológicas e Saúde, Universidade Cruzeiro do Sul
  • Raphael Paixão Branco TEIXEIRA Departamento de Ciências Biológicas e Saúde, Universidade Cruzeiro do Sul
  • Rita de Cássia FRENEDOZO Departamento de Ciências Biológicas e Saúde, Universidade Cruzeiro do Sul
Palavras-chave: Citopatologia, Estratégias de ensino, Aulas práticas, Novas metodologias

Resumo

Promover um ensino estruturado e dinâmico em Citopatologia pode  alinhar-se  à formação dos profissionais de saúde. Os professores podem identificar tendências na produção acadêmica e estabelecer uma relação entre essas técnicas e o ensino prático, alinhado às tecnologias da área, visto que, a inteligência artificial já é uma realidade no diagnóstico laboratorial e a patologia digital trará, para o meio acadêmico, uma nova tendência no ensino de Citopatologia. A análise de conteúdo utilizada para mapear essas produções inclui fatores como quantidade de trabalho, classificação, origem da pesquisa, aplicação, objetivos e técnicas. Os resultados mostram que o ensino de citopatologia deve se concentrar no aprimoramento de habilidades práticas que levam ao diagnóstico e não apenas na teoria. A busca de novos métodos e técnicas de ensino é crucial para o desenvolvimento de futuros profissionais com competências técnicas, contribuindo para a promoção da saúde.

Publicado
2024-03-08
Como Citar
VILAÇA, F. A., TEIXEIRA, R. P. B., & FRENEDOZO, R. de C. (2024). TECNOLOGIAS E AULAS PRÁTICAS. Revista De Ubiquidade, 6(2), 54-75. Recuperado de https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaUbiquidade/article/view/2123
Seção
Artigos