APRENDIZAGEM ATIVA E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO

  • Vera Maria Jarcovis Fernandes Universidade Cruzeiro do Sul
  • Paula Cezaro Universidade Cidade de São Paulo
  • Katia Christina de Oliveira Universidade Cruzeiro do Sul
  • Daiana Monteiro Lopes de Moura Universidade Cruzeiro do Sul
Palavras-chave: aprendizagem ativa, novas tecnologias, blended learning, ensino híbrido

Resumo

O presente artigo aborda sobre a aprendizagem ativa e as tecnologias digitais na educação, a aplicação de novas perspectivas metodológicas em conjunto com as tecnologias no ensino e aprendizagem de alunos e professores, como maneira de permitir novas formas de ensinar. Para levar avanços relevantes no processo de aprendizagem, alguns métodos foram utilizados, tais como: ensino híbrido e aprendizagem ativa, sala de aula invertida. O objetivo deste trabalho é, portanto,
abordar como os meios tecnológicos e ferramentas digitais podem facilitar a aprendizagem ativa, a importância do blog na educação, a blended learning e seus benefícios na sala de aula, novas tecnologias e ferramentas que estão disponíveis para todo o ensino. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura na base de dados Scielo, visando encontrar artigos da última década acerca da temática estudada.

Publicado
2024-09-18
Seção
Artigos