SISTEMA DE GESTÃO INTERNA (SGI) PARA UMA LIVRARIA, INTEGRADO À GESTÃO DO CONHECIMENTO (GC)

  • Guilherme Lange Dallora Pontificia Universidade Catolica de Campinas
Palavras-chave: gerenciamento de conhecimento; integração; scrum; engenharia de software; projetos ágeis.

Resumo

O artigo apresenta a aplicação do Gerenciamento do Conhecimento como parte do Gerenciamento da Integração no desenvolvimento do Projeto Integrador VI do curso de Engenharia de Software. O projeto consistiu na criação de um Sistema de Gestão Interna (SGI) para a livraria comunitária da Paróquia IECLB do Centro de São Paulo, desenvolvido com o framework ágil Scrum. Ao longo de dez sprints, a equipe coletou conhecimento tácito por meio de entrevistas com a usuária, registrou as informações em documentos compartilhados e converteu esses registros em artefatos explícitos, como protótipos, modelagem de dados e código-fonte. O processo contínuo de documentação, troca de informações e registro das lições aprendidas possibilitou maior integração entre as etapas do projeto e contribuiu para um desenvolvimento mais eficiente. Como resultado, foi entregue um sistema funcional de vendas, estoque, relatórios e leitura de código de barras, validado por meio de testes de usabilidade com a voluntária responsável pela livraria. O estudo evidencia que o gerenciamento estruturado do conhecimento fortalece a execução de projetos acadêmicos e promove maior maturidade na tomada de decisões e na evolução do software.

Referências

BASRI, S.; O’CONNOR, R. V. A Study of Knowledge Management Process Practices in Very Small Software Companies. International Journal of Knowledge Management, v. 10, n. 4, p. 1-20, 2014. Disponível em: https://doras.dcu.ie/16861/1/A_Study_of_Knowledge_Management_Process_Practices_in_Very_Small_Software_Companies.pdf. Acesso em: 25 nov. 2025.
CHAVES, R. M.; PEIXOTO, C. S. A. Os benefícios da implantação de um sistema de gestão de conhecimento em uma empresa de equipamentos médicos. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos) – MBA USP ESALQ. 2021.
GONZALEZ, R. V.; MARTINS, M. F. O Processo de Gestão do Conhecimento: uma pesquisa teórico-conceitual. Gest. Prod., São Carlos, v. 24, n. 2, p. 248-265, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/gp/a/cbfhzLCBfB6gnzrqPtyby8S/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 nov. 2025.
LAVANHOLI, P.; PEIXOTO, C. S. A. Elaboração e uso de Base case para Gestão de conhecimento em projetos preditivos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos) – MBA USP ESALQ. 2022.
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE (PMI). Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®). 6. ed. Newtown Square, PA: Project Management Institute, 2017.
ROSSETTI, A.; MORALES, A. B. O papel da tecnologia da informação na gestão do conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, v. 36, n. 1, p. 124-135, jan./abr. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/FzcdzsLpNJ43cXj5RcRWg5v/?format=html&lang=pt. Acesso em: 6 nov. 2025.
RUBIN, J. Handbook of Usability Testing: How to Plan, Design and Conduct Effective Tests. New York: John Wiley & Sons, Inc., 1994.
SUTHERLAND, J. Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo. Tradução: Afonso Celso da Cunha Serra. 1. ed. Rio de Janeiro: LeYa, 2016.
Publicado
2025-12-09
Como Citar
Lange Dallora, G. (2025). SISTEMA DE GESTÃO INTERNA (SGI) PARA UMA LIVRARIA, INTEGRADO À GESTÃO DO CONHECIMENTO (GC). Revista De Ubiquidade, 8(2), 51-62. Recuperado de https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaUbiquidade/article/view/2324
Seção
Artigos